Projeto de contação de histórias busca estimular leitura desde a Educação Infantil

Projeto de contação de histórias busca estimular leitura desde a Educação Infantil

  • Categoria: Arapongas
  • Postado em: 10-05-2022

Desde o mês passado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem implementando o projeto “ Contação de Histórias”, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). A ação teve início com a capacitação dos profissionais da Educação Infantil, sob a coordenação da Equipe Pedagógica e participação em 10 CMEIS’s - nas turmas do Berçário ao Infantil V. Segundo a diretora de Educação Infantil, Leandra Maria Birce, a iniciativa traz diversos benefícios para os pequenos alunos, entre eles, o desenvolvimento e hábito pela leitura. “ Buscamos desenvolver em nossos alunos o hábito pela leitura, estimular a imaginação, o poder de observação, ampliar as experiências, o gosto pelo artístico, a relação entre a fantasia e realidade.  Também enaltece a capacidade de dar sequência lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, atenção, ampliação do vocabulário, estímulo e interesse pela leitura e a linguagem oral”, explica.

Ela acrescentou ainda que o projeto “ Contação de Histórias” já tem recebido relatos favoráveis entre as diretoras, coordenadoras, professores, funcionários e pais. “ É importante destacar o envolvimento e dedicação das Contadoras de Histórias, que além de simplesmente destinar o momento da história com as crianças, desempenham de forma lúdica, interativa e prazerosa o despertar das descobertas e transformações, ampliando o universo de significados na Educação Infantil”, pontuou.

INVESTIMENTO - Através Programa Nacional de Assistência ao Ensino – PNAE, após demonstração da biblioteca de Educação Infantil, foi adquirida pela Prefeitura de Arapongas 20 bibliotecas com  370 livros cada uma, através da Secretaria Municipal de Educação, que integram o acervo das bibliotecas dos Centros Municipais de Educação Infantil ,  objetivando a importância da Contação de Histórias, de forma lúdica e interativa, trabalhada diferente da tradicional os clássicos da literatura, tornando-se uma valiosa ferramenta na educação e formação das crianças.

VOCÊ SABIA?

Na fase da Educação Infantil as crianças adquirem muitas conquistas e autonomia, e as histórias contribuem neste desenvolvimento, tornando-se um instrumento para desenvolver a atenção, a concentração, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos. O ato de contar histórias para crianças ganhou espaço nos últimos tempos, principalmente depois que deixou de ser apenas um momento de lazer, para se transformar em atividade que contribui para a formação do cidadão.

 


Compartilhar!